No passado dia 4 de Setembro, dia Mundial do Animal, cerca de 30 pessoas participaram no debate “Vegetarianismo e a ‘Revolução das Colheres'” organizado pela Acção Animal de Lisboa e pela Crew Hassan, inserindo-se nas acções da Semana Vegetariana.

Aqui foi apresentado e discutido o movimento maioritariamente sul-americano (‘La Revolucion de las Cucharas‘) que de forma entusiasmada, criativa, bem humorada e pacífica, divulga e promove o vegetarianismo dentro de cada comunidade. Para isso usam argumentos não exclusivamente virados para a ética dos direitos dos animais, mas também sociais e ambientais, sendo frequente a referência às ligações entre o capitalismo/imperialismo das grandes potências económicas e a sobreexploração de humanos e animais. É um movimento que, por actuar localmente, constrói as raízes para uma verdadeira mudança de hábitos que beneficia quem muda, os animais e o Planeta.

No debate houve ainda tempo para discutir as dificuldades e vantagens de um regime vegetariano, da invisibilidade criada pelos meios de comunicação a estes temas, e da possibilidade de criar um movimento semelhante em Portugal.

Anúncios